Quem Somos

CocoaAction Brasil

O CocoaAction Brasil é uma Iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (World Cocoa Foundation – WCF) que visa promover a sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau. A iniciativa, que é pré-competitiva e público-privada, colabora para o alinhamento e desenvolvimento sustentável do setor cacaueiro e, desde 2018, atua no Brasil em conjunto com múltiplos atores, gerando ações coletivas que endereçam os principais desafios do setor.

Desta forma, a iniciativa conecta os diferentes elos da cadeia, engaja os parceiros, promove o diálogo e estabelece sinergias com projetos já existentes, de modo a melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores, e avançar com a sustentabilidade no campo. Os principais avanços obtidos pela iniciativa no período 2018-2022 podem ser visualizados no Relatório de Impacto CocoaAction Brasil, lançado em dezembro de 2022.

O CocoaAction Brasil tem como membros financiadores as empresas Barry Callebaut, Cargill, Dengo, Harald, Mars, Mondelez, Nestlé, Ofi.

Projeto Cacau 2030

Com a premissa de acelerar o desenvolvimento sustentável no campo, o Projeto Cacau 2030 foi criado através da colaboração de diversos parceiros, com lançamento em 2022. Suas ações são direcionadas a produtores, cooperativas e técnicos, visando ganhos de eficiência e aumento de produtividade; expansão da assistência técnica, treinamento e capacitação; fortalecimento das organizações de produtores; promoção do trabalho decente; expansão do acesso a crédito; e combate ao desmatamento e promoção do reflorestamento, nas principais regiões produtoras de cacau do Brasil.

Plano Inova Cacau 2030

O Plano Inova Cacau 2030 é um plano setorial elaborado através da cooperação técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), CEPLAC e CocoaAction Brasil. Alinhado com os compromissos do Brasil em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU , tem como meta transformar a cadeia produtiva do cacau e do chocolate no país até 2030, através da “consolidação do Brasil como uma referência de origem de cacau sustentável para o mundo, com foco na conservação produtiva e garantindo a melhoria das condições de vida e trabalho em toda a cadeia”.

Seus principais objetivos são: aumentar a produtividade do cacau, impulsionar a qualidade das amêndoas e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade ambiental e social nas áreas de cultivo, a fim de dobrar a produção brasileira de cacau até 2030.

Construído coletivamente, o Plano conta com a participação de diversos parceiros das iniciativas privada, pública e sociedade civil, como empresas, indústria, universidades, entidades setoriais, associações, instituições de pesquisa e governos municipais e estaduais.

Saiba mais sobre o Plano Inova Cacau 2030 aqui.

Parceiros